Top 12 As cantoras gospel mais conhecidas do Brasil



Venderam milhões de discos, emplacaram inúmeros sucessos nas igrejas e rádios do país, algumas participaram de programas de televisão e até consolidaram o ministério no exterior. Fundando-se nessas categorias, criamos um top 12 das cantoras gospel mais conhecidas do Brasil. Confiram:


12º Shirley Carvalhaes



Shirley Carvalhaes é uma pastora e cantora brasileira de música cristã contemporânea. Foi a cantora que mais vendeu discos nos anos 80 e 90 no nicho religioso.

Em 1976, aos 22 anos, Shirley foi convidada para substituir a esposa do cantor Wilson de Almeida, que estava doente, na gravação dos vocais no álbum Acima das Estrelas, pela gravadora Rocha Eterna. O disco foi lançado em janeiro de 1977 e, apesar da cantora estar grávida de seu primeiro filho, as sessões de gravação foram tranquilas.

Contém vários discos com vendas expressivas como “Ninguém Vai Calar Meu Canto”, “Não Temas”, “Há Uma Saída” e “Página Virada”, ambos multi-platinados.

Em 2011, Shirley assinou contrato com a multinacional Sony Music Brasil e, em agosto do ano seguinte, lançou o álbum O Tempo de Cantar Chegou, com tiragem inicial esgotada em 10 dias.

11º Ludmila Ferber


Ludmila Ferber é uma cantora de música gospel e pastora brasileira. Já foi vencedora no Troféu Talento e participou do Festival Promessas. 

A cantora é descendente de judeus russos, espanhóis e portugueses. Se tornou evangélica após seu pai ser curado de câncer. 

Ludmila começou sua carreira musical no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, em uma igreja local onde participava do louvor. 

Em 1996, lançou seu primeiro CD solo, intitulado Marcas e a partir deste lançamento sua carreira se consolidou alcançando prestígio no público gospel brasileiro. 

Lançou os disco “O Verdadeiro Amor” e “Deus é Bom Demais” ´pela MK Music por onde se tornou conhecida por uma pequena parte do público cristão, até que de forma independente lança o disco “Os Sonhos de Deus”, vendendo mais de 600 mil exemplares e conquistando todo o Brasil. 


10º Rose Nascimento


A cantora nasceu em lar evangélico e desde os primeiros anos já cantava nos cultos dominicais de sua igreja. Foi a primeira de seus irmãos a se tornar uma artista musical. Na sua juventude, foi backing vocal dos músicos Elymar Santos, Joanna e da cantora Shirley Carvalhaes.

A cantora passou por diversas gravadoras, como a MK Music, Graça Music (distribuidora da Zekap) e de forma independente com o selo RN Produções. Rose atualmente é contratada da Som Livre. Gravou o seu disco O Menor da Casa em sua própria gravadora , lançado em dezembro de 2013 produzido por Wesley Ros

Em 1990, Rose Nascimento lançou Livre, seu álbum de estréia pela gravadora Som e Louvores. Anos depois, Rose lançou discos de grande notoriedade no segmento evangélico, como “Começo, Meio e Fim”, “Mais Firme do que Nunca”, “Sempre Fiel” e “Uma Questão de Fé”. 

Seu disco Para o Mundo Ouvir vendeu 50 mil cópias na semana de lançamento e hoje ultrapassada mais de 500 mil exemplares comercializados. 

Rose contabiliza mais de 8 milhões de álbuns vendidos e sempre foi muito almejada por grandes gravadoras como: MK Music e Som Livre.


9º Jamily


Jamily foi revelada no Programa Raul Gil, em 2001, aos 9 anos de idade. Com talento nato, a menina com voz de gente grande emocionou todo Brasil com seu forte timbre. Além de fazer shows por todo Brasil, a cantora também já atravessou as fronteiras, visitou os Estados Unidos por várias vezes, Portugal, Inglaterra, França, Angola e Moçambique. Com seu inglês fluente, foi convidada para cantar o Hino Nacional Americano, em um jogo de beisebol, em New Jersey, e foi um sucesso. É graduada em Produção Musical e ao longo de sua carreira vendeu mais de 3 milhões de discos, além de seus vídeos no Youtube já acumularem 80 milhões de visualizações. 

Seu primeiro álbum lhe rendeu o “Troféu Talento 2003” nas categorias “Cantora Revelação”, “Música do Ano”, “Melhor Versão” e “Melhor Dueto”, pela faixa “Tempo de vencer”. 

O CD Conquistando o Impossível, seu 3° CD, lhe rendeu seu primeiro disco de platina. A canção título desse álbum, popularmente conhecida como "Campeão", foi regravada por Luan Santana, entre outros artistas, e é constantemente utilizada em times de futebol e lutadores de MMA, em suas lutas. 

Seu quarto CD "A Fé Faz o Herói", foi também um sucesso de vendas, na época ultrapassou a marca de mais de 100 mil cópias vendidas sendo disco de ouro.


8º Gabriela Rocha


Gabriela Rocha iniciou sua carreira no mundo da música após vencer em 2007 o quadro "Jovens Talentos" realizado pelo apresentador Raul Gil. 

Ainda sem um álbum de estreia em estúdio, participou da canção "Nada Além de Ti" do cantor Thalles Roberto e alcançou sucessos instantâneo nas rádios do país. 

Tendo apenas dois álbuns inéditos lançados até hoje, "Jesus" e “Pra Onde Iremos?", aos vinte e dois anos é considerada uma das cantoras mais seguidas nas redes sociais em território nacional e líder de visualizações nos vídeos de suas músicas no YouTube.


7º Eyhsila


Eyshila iniciou sua carreira musical fazendo parte do grupo "Altos Louvores", um dos mais importantes e lembrados da música gospel. 

Mas tarde, após uma falha tentativa de carreira solo, entra para o grupo de cantores da gravadora MK Music e inicia uma carreira que aos poucos foi tomando proporção a nível nacional. 

Na metade da década passada iniciaria uma trilogia de álbuns lançados que se encarregaram de pôr seu nome como um dos mais respeitados da música evangélica. São eles "Terremoto", "Até Tocar o Céu" e "Nada Pode Calar Um Adorador", ambos platinados. 

Ao longo de seus vinte anos de ministério, integrou o Grupo Voices por onde lançou novo álbuns ao mercado fonográfico, e iniciou uma premiada coletânea com a cantora Fernanda Brum intitulada por "Amigas". 

Indicada ao Grammy Latino três vezes, a cantora também coleciona prêmios por sua contribuição no mundo da música como compositora. 

Em 2016, moveu todo o Brasil em orações após seu filho mais velho ser diagnosticado com meningite aguda, vindo a óbito mais tarde. 


6º Damares


Damares foi uma das mais recentes cantoras a se firmar como um nome de sucesso na música gospel, após atingir notoriedade em território nacional com o álbum "Apocalipse", que traz sucessos como "Sabor de Mel" e "Milagre". 

Em 2010 assinou contrato com a gravadora multinacional Sony Music, iniciando uma parceria pela qual seriam lançados álbuns como "Diamante" e "O Maior Troféu", se estabelecendo como a única cantora a receber três Discos de Diamante por álbuns consecutivos. 

Em 2011, a ONU concedeu o título de "Embaixadora da Paz" para Damares. Além de receber uma proposta para lançar uma marca de roupas evangélicas e de sapatos

Em 2014, Damares fundou a Casa de Recuperação Feminina, em Olinda, no município de Pernambuco. Realizando seus shows, seus pagamentos são para a arrecadação de doações, como cestas básicas, roupas e mantimentos, para auxiliar as suas fundações. 

5º Cassiane


Ainda na década de noventa se popularizou nas igrejas como canções como "Igreja Pequena", "Imagine" e "Vou Seguir", que apenas abriram caminho para um álbum considerado divisor de águas, que seria lançado no final da década. 

Em 1999 atinge seu ápice com o lançamento do disco "Com Muito Louvor", alcançado sucesso nas rádios de todo o país e nas igrejas com as canções "Hino da Vitória", "Oferta Agradável", "Com Cristo é Vencer" e a faixa título, sucesso regravado mais tarde em outras línguas. O álbum chegou a marca de um milhão e meio de exemplares comercializados e segue como um dos álbuns mais importantes do meio cristão. 

Cassiane já fez dupla com seu marido, o produtor Jairinho Manhães, lançando seis álbuns, sendo metade deles certificados com ouro, e gerando músicas românticas de sucesso em casamentos e rádios. 

Em fevereiro de 2011, Cassiane foi nomeada com o grau honorífico de "Embaixadora da Paz e do Social" pela Organização das Nações Unidas, em parceria com o Comitê da Paz dos Reservistas e a Unicef. 


4º Fernanda Brum


Fernanda Brum iniciou sua carreira no começo da década de noventa com o lançamento de um disco limitado, ainda pela gravadora Nancel, uma das maiores da época. Se destacando com o passar dos anos, alcançou sucesso de cara ao assinar com a gravadora MK Music lançando uma sequência de discos bem-sucedidos em venda e crítica. 

Se popularizou no início dos anos 2000 quando trouxe ao mercado da música gospel a trilogia de álbuns “Quebrantado Coração", "Apenas Um Toque" e "Profetizando as Nações", ambos com múltiplos sucessos nas rádios e igrejas do país e todos com vendas acima de trezentos mil exemplares comercializados. 

Paralelo a sua carreira, já fez trabalhos em conjunto com o grupo Voices e se juntou a cantora Eyshila para dar início a coletânea Amigas, que lhe rendeu dois álbuns premiados. 

Não apenas colecionando mais de 3 milhões de cópias vendidas, a cantora tem em seu currículo duas indicações ao Grammy Latino, saindo vencedora em uma com o seu décimo disco "Da Eternidade".


3º Bruna Karla


Bruna Karla canta desde de seus cinco anos de idade, quando aos onze assinou seu contrato com a gravadora MK Music para dar início a uma carreira de absoluto sucesso no meio da música evangélica. 

Ainda reconhecida apenas pelo público evangélico, lançou álbuns como "Siga em Frente", "Vento do Espírito" e "Com Os Olhos da Fé", todos certificados com ouro, até que em 2009 lançara o disco "Advogado Fiel", que lhe fez conhecida em todo o território nacional estabelecendo recorde de vendas de playback e visualizações para uma música cristã no YouTube.

Ganhando Disco de Platina Tripla pelo álbum, nele a cantora eternizou sucessos como "Sou Humano", "Advogado Fiel", "Que Bom Você Chegou", "Quando Eu Chorar" e vários outros. 

Colecionando mais de um milhão e meio de cópias comercializadas de seus materiais, a cantora já foi triplamente indicada ao Grammy Latino, e é frequentemente vista em programas em rede nacional, além de assumir por várias vezes o topo das rádios com suas canções. 


2º Ana Paula Valadão


Ana Paula Valadão é líder e fundadora da banda religiosa Diante do Trono, uma das mais conhecidas e renomadas bandas de música cristã contemporânea do Brasil e do mundo, e possui também alguns projetos solo. É pastora da Igreja Batista da Lagoinha e atualmente também é pastora de adoração na Gateway Church e uma das integrantes da banda Gateway Worship. Com quase vinte anos de carreira, é a principal letrista do Diante do Trono e envolveu-se em várias polêmicas durante sua carreira musical, que só serviu para popularizar seu nome nacionalmente. 

Com o Diante do Trono vendeu mais 12 milhões de cópias somando todos os seus álbuns inéditos, coletâneas, trabalhos infantis e afins. Enquanto na sua curta carreira solo vendeu 100 mil exemplares de seu único álbum de estúdio "As Fontes do Amor", lançado no final da década passada. 

Em julho de 2012, Ana Paula Valadão foi considerada um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos por uma pesquisa da emissora SBT em parceria com a BBC de Londres na qual o público, pela Internet, sugeria nomes de pessoas que podiam ser consideradas grandes ícones do Brasil. Ana Paula ocupou a de 97ª posição. Em dezembro de 2013, Ana Paula foi citada pela publicação americana Forbes como a 89ª celebridade mais influente do Brasil. 


1º Aline Barros 


Aline Barros iniciou sua carreira primeiramente fazendo parte da Comunidade Evangélica Vila da Penha, por onde lançou em um de seus trabalhos a música "Consagração", que na metade da década de noventa reinou no topo das rádios do país e é reconhecida nas igrejas até os dias atuais. 

Após iniciar sua carreira solo, lançou oito álbuns inéditos de carreira e vários direcionados ao público infantil, além de diversas coletâneas e projetos audiovisuais, que bateram recordes de vendas e levaram a cantora ao longo dos anos a ser reconhecida facilmente pelo público gospel e, também, secular. 

Três de seus álbuns passaram da marca de meio milhão de cópias vendidas somando bastante para as 10 milhões resumidas em todos os seus materiais. Não se limitando a ser premiada apenas por Discos de Ouro, Platina e Diamante, a cantora ainda é a artista cristã brasileira mais premiada no respeitado Grammy Latino, saindo vencedora seis vezes das oito na qual recebeu uma indicação. 

Participando de diversos shows lotados todos os meses e frequentemente presente em programas em rede nacional, Aline é o maior nome da música gospel nacional atualmente. 


Vocês concordam que essas são as maiores cantoras gospel do país? Quem deveria ter entrado na lista? 

Opinem !!!



Deixe seu Comentário