A luta contra o novo coronavírus no Brasil passa por momentos dias difíceis com o aumento de casos em vários estados do país, especialmente após o diagnóstico de novas cepas (variantes) do Covid-19. Diante deste cenário, um prefeito resolveu convocar a sua população ara um “jejum” contra o vírus.

Se trata do prefeito Vitor Castelliano, do município de Cabedelo (PB), na região metropolitana de João Pessoa. Ele fez questão de gravar pessoalmente um vídeo para encorajar a população no que classificou como “guerra espiritual contra a covid”.

“Gostaria de fazer um pedido a vocês. Para que no dia 15 de março todos juntos possam jejuar. Fazer um jejum em prol da guerra espiritual contra a covid”, disse o prefeito, ressaltando que a convocação é interreligiosa, ou seja, envolve diferentes religiões.

“Vamos conclamar a todos os pastores, padres para que juntos no dia 15 de março façamos esse grande jejum”, disse Castelliano, segundo informações do UOL. Com 66% dos leitos de UTI ocupados, o estado da Paraíba teve o toque de recolher decretado em vários municípios desde a semana passada.

No total, 140 municípios decretaram o toque de recolher no horário das 22h às 5h e outras medidas restritivas, como o fechamento de bares e proibição de reuniões como missas e cultos, além de restrições quanto ao uso das praias, permitidas apenas para a prática de esportes individuais.

Jejum contra o coronavírus

O prefeito Vitor Castelliano não é o único a convocar uma campanha de jejum e oração contra o coronavírus. Além do Brasil, a prática já foi adotada também em outros países, como nos Estados Unidos, através do governador John Bel Edwards, da Louisiana, em julho de 2020.

“Eu sei que é um pouco incomum”, disse Edwards na época, conforme notícia do Gospel Mais. “Esta será uma dieta espiritual e exercício que eu, como cristão católico, acredito que é muito importante de qualquer maneira”.